O icônico comercial do cachorrinho Cofap é um dos maiores marcos da publicidade brasileira, criado pela agência W/Brasil em 1989. Sob a liderança de Washington Olivetto, a campanha transformou o cão da raça dachshund (também conhecido como teckel ou basset) em um verdadeiro símbolo dos amortecedores Cofap. A campanha teve tanto impacto que, até hoje, muitas pessoas no Brasil se referem informalmente ao dachshund como “cachorro Cofap”.
A ideia central da campanha foi a semelhança anatômica entre o dachshund e um amortecedor de carro. O corpo longo e flexível do cão foi comparado ao funcionamento dos amortecedores da marca Cofap, com a mensagem de que, assim como o cachorro, os amortecedores Cofap eram flexíveis e eficientes ao absorver impactos. O conceito era criativo, divertido e visualmente apelativo, explorando o charme do cachorro para gerar empatia com o público.
A W/Brasil, fundada por Washington Olivetto, é uma das mais premiadas e reconhecidas agências de publicidade do Brasil. A agência é responsável por diversas campanhas icônicas que marcaram época. Olivetto, em particular, tem um estilo de criar campanhas memoráveis ao associar conceitos simples e visuais poderosos a marcas, e o caso do cachorrinho Cofap é um exemplo brilhante dessa abordagem