A importância da cibersegurança para as empresas na era digital

ACibersegurança é a proteção de sistemas conectados à Internet, incluindo hardware, software e dados, de ataques cibernéticos.
Em um cenário de ameaças cada vez mais desafiador, muitas organizações têm dificuldade em implementar e aplicar uma governança de segurança cibernética eficaz. Se sua empresa não está constantemente aprimorando a segurança e suas defesas, ela está correndo sérios riscos.
A cibersegurança é uma pauta cada vez mais recorrente dentro das empresas, uma vez que a complexidade do ambiente corporativo propicia o surgimento de lacunas para novos e complexos riscos de fraudes. Considerada uma proteção para as informações que são processadas, armazenadas e transportadas nos sistemas interligados das empresas, a segurança no espaço virtual é essencial para os negócios no que diz respeito ao bloqueio das ameaças digitais. 
O primeiro passo a ser dado diz respeito à reestruturação que a empresa possui em relação a cibersegurança. Embora muitas organizações tenham a clareza do que é preciso ser feito para a condução de uma boa gestão de riscos, os programas de segurança ainda experimentam falhas na identificação e no bloqueio desses cenários de ataques.
Proteger as informações não passa somente pela implantação de processos tecnológicos, mas também na conscientização de todas as pessoas da organização, para que as informações de clientes, estratégias de atuação e conhecimento operacional sejam tratados conforme as normas e políticas corporativas. Para isso, trabalhar e difundir na empresa a cultura de uma gestão baseada em riscos é fundamental para que a proteção das informações seja eficiente e atenda às expectativas dos executivos.De nada adianta contar com uma estrutura que contemple gestores de riscos, auditores e especialistas em controles internos se os diretores, em todos os níveis de decisão, não forem igualmente capacitados no assunto. Nesse sentido, contar com uma liderança visionária, comprometida com os princípios éticos e investir na auditoria interna como um agente de monitoramento independente são passos essenciais em todo esse processo.
Realizar testes que busquem simular ataques hackers é essencial para que a organização consiga fazer uma avaliação real de suas capacidades de defesa diante de ameaças externas. Assim, torna-se possível ter uma boa dimensão do quanto as estratégias de cibersegurança das empresas praticadas são eficazes e quão rápido essas respostas são dadas diante desses ataques.
Trabalhar na prevenção de ataques e fraudes é um fator estratégico para qualquer organização que deseja evitar prejuízos e ganhar em lucratividade, uma vez que as perdas associadas a esses crimes podem chegar a valores extremamente altos, tanto do ponto de vista financeiro quanto intelectual. Portanto, estar atento quanto à eficiência da cibersegurança da empresa é um assunto que merece toda a atenção dos executivos e precisa estar entre as prioridades das ações desses profissionais.

# Post Tags